Regras básicas de moda

20 dicas que vão ajudar você a economizar tempo na frente do espelho e ganhar muitos pontos na sua produção.
1. Quer fugir da mesmice sem pecar pelo excesso?
Quando for usar peças com detalhes, escolha uma protagonista. Ou seja, uma delas deve ser o centro das atenções. Todas as outras, assim como os acessórios, devem ficar em segundo plano.
2. Cansada da monotonia do seu guarda-roupa?
Ampliar o leque de cores deixa o visual bem mais interessante. Faça um mix entre as neutras e as mais vivas ou, se você usa muito preto, inclua peças mais claras para variar. As cores neutras (preto, cinzas, marrons, marinho, beges, creme, cáqui) são perfeitas para blazers, casacos, calças e saias. As básicas (verde militar, beringela, uva, vinho, petróleo) ficam ótimas em blazers, calças, saias, vestidos e tricôs. Já as vivas (laranja, pink, coral, azulão) podem ser usadas nas camisetas, blusas, lenços, malhas ou vestidos de festa. E para completar, as claras (branco, pele, verde água, amarelinho, lilás) ficam bem nas camisas, blusas, malhas e vestidos de festa para o dia.
3. Medo de errar na hora de combinar as cores?
Experimentar novas combinações e descobrir várias possibilidades de usar cada peça do seu guarda-roupa vão te deixar com a sensação de estar usando uma roupa nova todo dia.
• Cores neutras ou básicas da cabeça aos pés
Fica super elegante combinar tons neutros como petróleo e bege, cinza e creme, berinjela e cinza claro. Se os tons forem muito parecidos, como bege com marrom, é importante usar algum acessório de destaque ou escolher tecidos interessantes para o visual não ficar sem graça.
• Cores neutras com coloridas
Quebre o gelo misturando cinza com pink, verde-água, lilás ou amarelinho; bege com lavanda, pistache, turquesa ou coral; marrom café com lilás “sujo”, azul claro ou rosa antigo; marinho com azulão, laranja ou turquesa esverdeado; creme com pêssego, lilás ou azul piscina.
• Tom-sobre-tom
As combinações de vários tons da mesma cor criam visuais bem sofisticados. Você pode usar tons vivos ou claros com tons escuros e, se quiser deixar o look ainda mais interessante, combine até três tons da mesma cor.
4. A dúvida que não quer calar: preto combina com tudo?
Não, ao contrário do que parece, o preto é neutro até certo ponto.
Combiná-lo com cores vivas requer algum cuidado. Para isso, adote a proporção 70/30, evitando o visual meio preto, meio colorido. Se não quiser arriscar, o melhor mesmo é usá-lo com cores suaves, como o creme, o pele ou o rosê.
5. Vale combinar duas ou mais estampas no mesmo look.
Você pode combinar várias estampas desde que elas tenham duas ou mais cores em comum. Para equilibrar, use uma das peças lisas, de uma cor que esteja presente em pelo menos uma das estampas.
6. Saia do lugar comum brincando com a mistura de tecidos.
Combine tecidos rústicos com aqueles de aparência mais seca e opaca e os de aspecto mais sofisticado, com outros lustrosos ou brilhantes, com toque macio. O mix traz um efeito inusitado e bem interessante.
7. Roupas e acessórios em harmonia. Qual é o segredo?
Para criar um look equilibrado, é importante que roupas e acessórios sigam a mesma linha. Se as roupas trazem linhas curvas – uma estampa floral, por exemplo – componha com uma sapatinha de bico arredondado. Estampas de estrelas, por sua vez, tem linhas angulares e, por isso, ficam ótimas com um escarpin de bico mais fino.
8. Está certo usar roupas e acessórios com o mesmo peso?
Assim como as peças visualmente leves devem ser combinadas com acessórios leves, o contrário também é verdadeiro. Peças pesadas pedem acessórios pesados. Por exemplo: uma bata de linho combina com uma pulseira de madeira. Já uma de seda, fica bem melhor com um conjunto de pulseiras fininhas e delicadas.
9. Acessórios. Não use demais, nem de menos.
Os acessórios dão um up em qualquer visual quando usados na medida certa. Para acertar na quantidade, pontue cada item da sua produção. Um acessório simples vale 1 ponto. Se for detalhado, vale 2 e se for super chamativo, vale 3. A soma não pode ser menor que 9, nem maior que 14.
10. Vale super a pena ter um coringa no guarda-roupa.
Uma peça diferenciada e de boa qualidade, como um sapato metalizado, de preferência em tons envelhecidos, é um excelente investimento e garante sempre aquele look bacana de última hora.
11. Sapatos coloridos. Sim ou não?
Sapatos coloridos são bem vindos e deixam o visual bem divertido, mas para não chamar toda a atenção para os pés e desequilibrar o look, repita a cor deles em alguma outra peça ou detalhe.
12. Segredinho básico para alongar as pernas.
Se você acha que suas pernas são mais curtas do que deveriam, escolha sapatos em tons semelhantes ao seu tom de pele e deixe o peito dos pés a mostra. Assim, não existe corte entre as pernas e os pés e você vai parecer mais alta do que realmente é.
13. Bolsa precisa combinar com sapato? Ou isso é pura lenda?
A bolsa não precisa necessariamente ser da mesma cor que o sapato, mas deve ter a ver com o restante da produção. Escolha uma que combina com algum tom da sua roupa, acessório ou até mesmo a cor do esmalte. Evite bolsas escuras e pesadas com roupas leves e claras. Neste caso, prefira uma clara ou colorida.
14. Como usar estampas e acessórios perto do rosto.
É tudo uma questão de proporção. Se você tem os olhos, nariz e boca pequeninhos, vai desaparecer se usar acessórios grandes. Se eles forem grandes, aí sim você pode ousar nos tamanhos.
15. Solucionando o eterno dilema “com que roupa eu vou?”
Se você recebeu um convite e não sabe o que o traje sugerido significa, aqui vai um guia rápido para ajudar você a acertar no visual:
• Traje Esporte: a idéia é que você se sinta confortável, sem grandes produções. Escolha calças retas ou de alfaiataria, saias evasê, rodadas ou retas, todas em tecidos opacos. E combine com blusinhas, camisas ou tricôs. Vestidos leves também são uma ótima opção. Os acessórios devem ser discretos e sem brilho: metais com ou sem pedras opacas ou translúcidas. As bolsas podem ser médias ou grandes, em couro ou camurça. E nos pés, sapatos como escarpins, sandálias e sapatilhas, em couro, camurça ou tecido.
• Traje Passeio, Esporte Fino ou “Tenue de Ville”: aqui sim, você precisa estar mais arrumadinha. Escolha vestidos na altura dos joelhos, terninhos ou tailleurs, calças ou saias com blusas em tecidos mais refinados e leves. Os acessórios, em metal, podem ser combinados com pérolas ou pedras, de preferência as translúcidas. Os sapatos devem ser mais delicados, com solados mais finos e saltos mais altos. As bolsas, por sua vez, devem ser menores e nos mesmos materiais que os sapatos.
• Traje Social ou Passeio Completo: chegou a hora de uma produção mais elaborada. Escolha tailleurs, vestidos, saias e blusas em materiais refinados como musselina, shantung, renda, cetim ou seda. Nos pés, saltos altos e finos, sandálias ou escarpins com bicos finos. As bolsas devem ser pequenas e os acessórios, jóias ou semi-jóias. Aqui as bijoux não têm vez.
• Traje Black-Tie, “Tenue de Soiree”, Gala ou Rigor: chiquérrima. É assim que você vai sair de casa hoje. Não economize nos longos e tecidos luxuosos e sofisticados. Para os pés, escarpins ou sandálias de saltos altos e finos, metalizados ou forrados em tecido. Escolha bolsas pequenas ou carteiras feitas com materiais nobres como o cetim, o veludo alemão ou a tapeçaria. Para completar o look, use jóias ou semi-jóias com pedras preciosas ou semi-preciosas.
16. Fazendo a mala: como levar poucos e bons.
Fazer uma boa mala tem os seus truques. Para não exagerar na dose, nem ficar na mão, comece escolhendo uma cor dominante ou estampa. Escolha outras 2 ou 3 cores que combinam com a principal. Da estampa, selecione cores e complemente com neutros. Leve sempre mais partes de cima do que de baixo (para um final de semana, por exemplo, duas calças são o suficiente) e privilegie os modelos que combinam entre si. Lembre-se também que peças com linhas simples facilitam na hora de combinar.
17. Roupa certa com lingerie errada? Não pode.
Alcinha de sutiã aparecendo no decote ou calcinha marcando a calça acabam com qualquer visual. Diferentes cortes de roupa e tecidos pedem lingeries específicas. Invista em preto e cor da pele e tenha vários modelos para escolher de acordo com a roupa que vai vestir. Os sutiãs com alças múltiplas, por exemplo, são uma ótima opção.
18. Como deixar um decote simples mais bacana.
Para incrementar o visual, escolha um lenço, uma echarpe ou um cachecol, de preferência feitos com tecidos leves, maleáveis e com bom caimento. Nos dias quentes, o material deve ser leve. Nos frios, mais encorpados, mas também maleáveis e com caimento. Lãs macias e finas são uma ótima idéia.
19. Cuidado: até um clássico pode parecer datado.
Uma boa camisa branca, um vestido preto, uma calça de alfaiataria e um bom cardigan sempre foram e sempre serão peças eternas. No entanto, mesmo os clássicos trazem mudanças sutis e freqüentes nas modelagens e nos detalhes. Numa estação a calça é reta, na outra é mais ampla. O mesmo acontece com os cardigans, hora são curtos e mais colados ao corpo, hora mais longos e soltos. Usar peças compradas há anos faz você correr o risco de parecer antiga e envelhecida. Por isso, mesmo que o seu estilo seja mais clássico, fique atenta às mudanças de cortes e proporções.
20. Comprimentos e volumes. Os opostos se atraem.
Combinar peças com mesmos volumes e comprimentos, compromete qualquer silhueta. Se for usar uma saia rodada ou uma calça ampla, escolha um top bem sequinho. Se escolher uma saia mais curta, combine com um topo alongado. Não tem como errar.

7 respostas para Regras básicas de moda

  1. eliziane disse:

    amei as dicas se poder pode mandar para meu email …
    dicas básicas assim… são ótimas
    é q acabei de abrir uma loja feminina e ñ quero errar em nenhuma combinação

  2. CRYS disse:

    OI…POR FAVOR QUERO UMA DICA E UM MODELO DE VESTIDO QUE POSSA USAR EM UM CASAMENTO A BEIRA MAR.DESDE JA OBRIGADA

  3. charlene kuntzer disse:

    Gostaria de receber estas dicas em meu email.é a primeira vez que entro e ameiiiii!!!
    Parabéns
    Char

  4. Beatrice disse:

    Adorei, queria saber um pouco mais sobre as misturas de cores, para nao pecar na hora de usar.
    valeeeu.. e ooootimas dicas

  5. Maria Lúcia disse:

    Que bom achar vocês!! sou responsável pela vitrine da loja que trabalho, e as dicas servirão para meu trabalho também.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s